murdoch + arquitetos

sustentabilidade

A  equipe murdoch+ arquitetos  está preparada para fornecer consultorias para as principais certificações verdes do mercado - LEED, AQUA e PROCEL, além de desenvolver todas as etapas de gestão e projeto. Somos também membros do Green Building Council Brasil - GBC Brasil, associação que celebra o compromisso da murdoch+ arquitetos com a aplicação de uma abordagem sustentável sob todos os aspectos.

 

A busca pela certificação em sustentabilidade já deve começar no primeiro layout de arquitetura. A abordagem correta da edificação em termos sustentáveis desde a forma e posicionamentos iniciais até os elementos e materiais incrementados durante o desenvolvimento do projeto é o que irá garantir a obtenção de qualquer selo ou certificação que se almeje: LEED, AQUA ou PROCEL. 

 

As premissas básicas para a avaliação de um sítio para implantação de um edifício são : O sol, o vento, a vegetação existente, a minimização da projeção do edifício sobre o terreno, a salubridade e a luz. O volume da edificação é adstrito pelas questões da legislação e do próprio terreno. Depois de verificados estes limitadores, busca-se uma melhor relação entre o edifício e as condições ambientais pertinentes ao local.

 

O projeto se inicia com o lançamento de um volume prismático que atenda aos fatores de terreno e legislação. A seguir é feita a distribuição dos espaços internos, de acordo com as necessidades de fluxo e de ventilação , luminosidade e  insolação de cada ambiente ou setor.  Posteriormente são adicionados elementos com função sombreadora e vãos para circulação do ar. É o envelope da edificação. Esse posicionamento criterioso (do volume) auxilia o projeto a obter as metas relativas ao conforto interno e ao consumo energético.

 

A partir do momento em que a arquitetura está devidamente definida e com sua volumetria adaptada às condições locais é que entram as especificações dos materiais e equipamentos que somarão outros pontos à sustentabilidade do empreendimento. O processo nunca é inverso. O empreendimento já deve buscar a sustentabilidade desde sua concepção.